Universo Paralelo!


Operações do Grande Colisor de Hadrons podem mudar completamente o modo como se enxerga o funcionamento do universo. Os físicos que investigam a origem do universo esperam ter, no ano que vem as primeiras provas da existência de conceitos caros aos escritores de ficção científica, como mundos ocultos e dimensões extras. À medida que o Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Cern, nas proximidades de Genebra, opera com uma força maior, eles falam cada vez mais sobre uma “Nova Física” no horizonte, que poderia mudar por completo os pontos de vista atuais sobre o universo e o seu funcionamento.

“Universos paralelos, formas desconhecidas de matéria, dimensões extras…Isso não é coisa de ficção científica barata, mas teoria física muito concreta que os cientistas tentam confirmar com o LHC e outros experimentos.” Isso foi o que escreveram os integrantes do Grupo de Teoria do centro internacional de pesquisa no boletim direcionado aos funcionários do Cern recentemente. Enquanto as partículas se chocam no vasto complexo subterrâneo do LHC a energias cada vez maiores, os “extra bits do universo”, se é que eles existem como o previsto, poderão ser vistos no computador, afirmam os teóricos. O otimismo é crescente entre as centenas de cientistas que trabalham no Cern, ao longo da fronteira entre França e Suíça, numa experiência de 10 bilhões de dólares, que inicialmente apresentou problemas, mas este ano vem cumprindo suas metas.

Colisão de prótons

Em meados de outubro, disse o diretor-geral Rolf Heuer à equipe, os prótons eram colididos ao longo do anel subterrâneo de 27 quilômetros a uma taxa de cinco milhões por segundo, duas semanas antes da data prevista para esse número. No ano que vem, as colisões ocorrerão, se tudo continuar seguindo bem, a uma taxa que produzirá o que os físicos chamam de “femtobarn inverso”, mais bem descrito como uma quantidade colossal de informações para a avaliação dos analistas. As colisões recriam o que aconteceu numa minúscula fração de segundo após o “Big Bang” primordial, 13,7 bilhões de anos atrás, que gerou o universo que conhecemos hoje e tudo o que ele contém.

O que são Universos Paralelos?

Os universos paralelos, também conhecidos como meta-universos ou multiversos, são um grupo de universos teoricamente iguais que coexistem, ao mesmo tempo com o nosso; eles seriam simples variações da nossa realidade, todos existindo ao mesmo tempo, porém em realidades diferentes. A ciência que procura explicações para os fenômenos que não podem ser explicados pelas leis da física regular vem estudando universos paralelos desde 1956. Foi formulada pela primeira vez a idéia de universos paralelos para explicar a teoria de que todos os possíveis resultados de cada escolha que temos podem realmente acontecer, embora neste universo que você possa escolher um caminho, uma alternativa, poderá escolher o trajeto B em um universo paralelo. Onde e como existem os universos paralelos é realmente a fonte mais aquecida do debate, alguns dizem que os meta-universos estão perto de nós, tão perto, que na verdade, os fantasmas poderiam ser nada mais do que pessoas de universos alternativos de alguma forma entrando em nossa realidade, outros postulam que universos paralelos estão infinitamente longe, muito além das mais distantes galáxias, uma terceira teoria é que existem universos paralelos em diferentes dimensões, seja inferior ou superior a dimensão em que vivemos.

Embora a idéia de universos paralelos possa parecer incrível, cada vez mais cientistas estão comprando a idéia de uma multiplicidade de universos que coexistem a milímetros de distância. Uma nova teoria inquietante, atualmente vem sendo pesquisada em diversas universidades de alto nível, sustenta que o Big Bang pode não ter sido o início real do universo, de fato, alguns cientistas estão afirmando que a grande explosão que vemos como a origem de nossa vida, realmente pode ser o resultado de dois universos que colidiram, gerando assim um novo universo.

Esta teoria revolucionária foi levada a sério pelos cientistas quânticos e agora é a fonte de acalorados debates em todo o mundo.

Mas os Universos Paralelos realmente existem?

Em 1954, o  jovem candidato ao doutorado da Universidade de Princeton, chamado Hugh Everett III veio com a idéia radical da existência de universos paralelos,  esses universos paralelos seriam exatamente como o nosso universo, esses universos estariam todos relacionados ao nosso, na verdade, eles derivariam do nosso, e nosso universo é derivado de outros, nesses universos paralelos, nossas guerras tiveram resultados diferentes do que as que conhecemos. Espécies já extintas no nosso universo evoluíram e se adaptaram em outras, em outros universos, nós, seres humanos poderíamos ter sido extintos.

Este pensamento confunde a mente e ainda assim, é compreensível. Noções de universos ou dimensões paralelas, que se assemelham aos nossos, apareceram em trabalhos de ficção científica e têm sido utilizados como explicações para a metafísica, mas por que um jovem físico em ascensão arriscaria o seu futuro profissional, colocando uma teoria sobre universos paralelos? Com sua teoria dos Muitos Mundos, Everett precisou responder uma questão bastante delicada relacionada à física quântica: por que a matéria quântica se comporta irregularmente? O nível quântico é o menor já detectado pela ciência até agora. O estudo da física quântica começou em 1900, quando o físico Max Planck apresentou o conceito para o mundo científico, pelo estudo de Planck sobre a radiação, trouxe algumas descobertas que contradiziam as leis da física clássica.

Estes resultados sugerem que existem outras leis no universo, operando em um nível mais profundo do que aquele que conhecemos.


Idéia Pessoal do Mr. Misterio: pessoalmente eu acho essa teoria um "viagem"!


Twitter Facebook Favorites