Expedições espanholas



ESPANHA



Para os europeus do século XV, viajar pelo oceano Atlântico era uma tarefa arriscada, pois para os marinheiros o oceano era cheio de mistérios. Visto que pouco se sabia do oceano Atlântico, muitas estórias foram inventadas. Como que em algumas partes desse mar suas águas ferviam , enquanto em outras partes elas desabavam em cachoeiras gigantescas.

Os países pioneiros em encarar esse oceano , foram Espanha e Portugal. Cada um seguiu seu próprio caminho para o desconhecido.

OS PRIMEIROS COLONIZADORES

HERNAN CORTEZ

Na navegação a Espanha foi representada por Cristóvão Colombo, que a serviço dos reis espanhóis, chegou a América antes dos portugueses. Desembarcou em 1492, na ilha de Guanaani( nome indígena), hoje San Salvador. Viajou mais de um mês no comando de três pequenas embarcações, na esperança de chegar as Índias. Acabou por descobrir um novo continente.

No século XVI, os espanhóis organizaram novas expedições para a conquistas de novas terras. Uma expedição de maior destaque foi a de Hernan Cortez , que conquistou e destruiu o império asteca, na atual região do México.

O interessante foi como Cortez conseguiu conquistar esse império. O imperador asteca, Montezuma e seu povo imaginaram que Cortez e seus homens eram deuses, por isso em vez de lutar e defender seu império, Montezuma mandou emissários com presentes para Cortez, para assim manter a paz. Mas os espanhóis, além de seus cavalos dispunham de outras armas de guerra, desconhecidas para o povo asteca.

Como os espanhóis estavam em menor número, eles procuraram conhecer bem a língua, a cultura daquele povo. Aos pouco foram entendendo a situação, eles eram considerados deuses, o império asteca era frágil. Por isso começaram a agir, passaram a fazer alianças com os povos inimigos dos astecas, além de obrigar Montezuma a mostrar os mapas dos territórios de seu império, os livros de impostos. Para assim conseguir descobrir os tesouros das lendárias riquezas do império asteca.

O confronto entre espanhóis e astecas começou quando Cortez teve de voltar em Vera Cruz e deixar as tropas em Tenochtitlán sob o comando de Pedro Álvaro. Em uma festa religiosa, Pedro manda fechar as porta do templo central e matar os nativos.

Foram mais de mil mortos. Mas os nativos reagiram, sob as ordens de Cuitlahuac, irmão de Montezuma. Enquanto o combate seguia, a cidade também passava por outra crise: as doenças trazidas pelos europeus, como exemplo um surto de varíola que também ajudou os europeus na conquista, pois essas doenças eram desconhecidas para os nativos e por isso eles não tinham defesa. No meio desses problemas o irmão do imperador morreu.

Cortez com um exército de 650 soldados, 194 mosqueteiros, 84 cavaleiros e milhares de nativo aliados, começou o ataque a Tenochtitlán. Visto que os guerreiros astecas não se deixaram vencer tão fácil, Cortez invadiu a cidade e envenenou as fontes de água. Em 75 dias muitos astecas morreram e passaram fome. Os nobres de destaque foram torturados para assim poderem falar onde estavam os tesouros da cidade.

Assim foi o fim do império asteca.

FRANCISCO PIZARRO

Houve também outro império que sofreu com achegada dos europeus. Foram os Incas, estes foram descobertos por Francisco Pizarro. Este chegou na região em 1532, que havia acabado der ter uma crise interna. Pois Atahualpa havia matado seu irmão. Pizarro, foi recebido por uma comitiva de paz, liderada pelo novo imperador, Atahualpa.

Mas Pizarro deixou claro que sua intenção não era a paz mas sim a conquista, pois matou os acompanhantes do imperador e o capturou, depois passou a exigir um quarto cheio de ouro e dois cheios de prata para poder libertar o imperador.

Meses depois a exigências de Pizarro foram atendidas. Ele por sua vez , fez uma “divisão justa” das riquezas- as partes para o rei, para a igreja, para os homens e a maior para ele próprio.

Atahualpa foi condenado e decapitado. Para dividir o império e torná-lo mais fácil de conquistá-lo, Pizarro nomeou vários postos de comando incas ligados a Huáscar.

RESULTADO DAS CONQUISTAS

Estas terras conquistadas foram divididas em quatro partes, os Vice-reinos: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata. Para governar essas regiões havia as audiências,tribunas, que eram responsáveis pela justiça, além da igreja e as forças armadas. Além disso já começava a surgi o comércio e a mineração.

O governo também usava os cabildos, uma espécie de câmara municipal que controlava a polícia, fiscalizava os impostos e faziam vigorar as leis nas vilas e cidades. A igreja trabalhava junto ao governo para controlar as colônias. Por isso o rei teve de ser oferecer para ajudar na expansão do catolicismo. Visto que a igreja tinha um forte poder nas colônias, pois suas frentes principais eram as missões, que na verdade eram aldeamentos destinados a catequizar os índios para poder os integrar aos costumes europeus.

fonte:juliobattisti

3 C:

é uma ***** linda esse site...kkkk
Brincando...♥

Mto massa esse site
Amei♥♥♥♥♥!

Twitter Facebook Favorites